Com o objetivo de aprimorar as regras de divulgação do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos (GRSAC), o Banco Central lançou ontem, dia 27, a consulta pública 100/2024.
Por meio da tomada de subsídios, a instituição pretende alinhar suas ações aos padrões internacionais no tocante aos novos requerimentos acordados pelo Comitê de Basileia para Supervisão Bancária (BCBS, na sigla em inglês) e voltados para o setor bancário.
O escopo da consulta abrange seis temas principais: contexto e abrangência das informações divulgadas; interação das regras prudenciais de divulgação de informação com os padrões divulgados pelo International Sustainability Standards Board (ISSB); indicadores para gerenciamento do risco climático; compromissos voluntários e planos de transição; escopo de aplicação e prazo para implementação das regras; e manifestações gerais.
Interessados têm até 28 de junho para enviar suas contribuições:
Acesse a consulta pública 100/2024 no link: https://www3.bcb.gov.br/audpub/DetalharAudienciaPage?4&audienciaId=621
#financasverdes #riscosclimaticos #mudancasclimaticas #clima #bancos #mercadofinanceiro #ESG #direitoambiental #meioambiente