Dando continuidade ao Especial Bioeconomia, promovido pela nossa Escola Milaré de Direito do Ambiente em nosso canal de comunicação no Youtube, conversamos hoje (9) com o Dr. Daniel Barcelos Vargas, Coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV e Coordenador de Pesquisas do FGV AGRO, que tratou do tema “Bioeconomia e Transição Verde”.
Em sua exposição, o professor abordou diversos aspectos do tema, enfatizando que não existe um conceito único ou absolutamente consensual para os países sobre bioeconomia, havendo vários focos constituídos a partir de particularidades nacionais. Contudo, o professor apresentou alguns pontos que tendem a caracterizar os projetos de bioeconomia em todos os países, como a relação com o uso/transformação dos recursos naturais, incluindo a conservação desses recursos e sua conversão em ativos econômicos; a orientação da economia para uma pegada ambiental neutra, a não geração de impactos ambientais negativos, a não emissão de gases de efeito estufa e a integração harmônica com a natureza; e projetos que buscam uma saída para o desenvolvimento dos países a partir do avanço tecnológico e da inovação de mercado.
O especialista apresentou algumas reflexões sobre as potencialidades da bioeconomia no Brasil, destacando a produção de alimentos e a questão da sustentabilidade; o setor de energia e o surgimento e avanço de novas formas de energia; e o desenvolvimento da Amazônia e a necessidade de convertê-la em um ativo de oportunidades que confiram valor à floresta em pé.
O professor também falou sobre agenda do clima, questões regulatórias, trajetória de descarbonização da economia, agronegócio, precificação dos serviços ambientais, estratégia nacional para a bioeconomia, protecionismo verde e como o Brasil deve construir o seu projeto de desenvolvimento sustentável.
O Especial sobre Bioeconomia foi idealizado e é apresentado pela nossa Leading Lawyer Roberta Jardim de Morais.
Confira o programa no link: https://youtu.be/U3BUpyeOw5Q
Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar o 🔔 para receber as notificações.
#bioeconomia #direitoambiental #agronegocio #transicaoenergetica #energia #Amazonia #sustentabilidade #clima #mudancaclimatica
