O dia 11 de setembro marca o Dia Nacional do Cerrado, celebrando a importância desse bioma e promovendo a conscientização a respeito de sua importância. O Cerrado, conhecido como o “berço das águas brasileiras”, desempenha um papel fundamental no equilíbrio ambiental do país, abrigando uma rica biodiversidade e as nascentes de oito das doze principais regiões hidrográficas brasileiras, além de responder, por meio das chuvas captadas por sua vegetação, por grande parte do abastecimento dos principais aquíferos do País.
Apesar de sua relevância, o Cerrado enfrenta uma crise sem precedentes. O desmatamento desenfreado e as queimadas que se intensificaram nos últimos anos agravaram ainda mais a situação, liberando grandes quantidades de gases do efeito estufa e destruindo habitats essenciais para a fauna e a flora nativas.
Dados recentes apontam para um aumento alarmante no número de focos de incêndio no Cerrado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2023, foram registrados os maiores índices de queimadas desde o início do monitoramento por satélite, em 1998. Em 2024, a situação se agravou significativamente – de janeiro a junho, o número de focos de incêndio aumentou 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As consequências da destruição do Cerrado são graves: a perda da cobertura vegetal contribui para a intensificação do processo de desertificação, a redução da biodiversidade, a alteração do regime de chuvas e o aumento da erosão do solo. Além disso, a emissão de gases do efeito estufa provenientes das queimadas agrava o problema das mudanças climáticas, com impactos diretos sobre a vida de milhões de pessoas.
Proteger e preservar o bioma é essencial para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e outros efeitos da devastação ambiental. Isso envolve a adoção e implementação de políticas especificamente concebidas para tal fim, como o “Cerrado em Pé” — Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), lançado ontem, dia 10, pelo Governo do Estado de Goiás para remunerar produtores rurais pela preservação de áreas além daquelas exigidas em lei.
Referências
https://museucerrado.com.br/dia-nacional-do-cerrado-2024
https://www.wwf.org.br/?88900/Cerrado-ja-teve-perto-de-11-mil-focos-de-queimadas-em-2024-sendo-mais-da-metade-no-Matopiba
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-09/brasil-registra-aumento-de-104-nos-focos-de-queimadas-em-2024
https://sintaemasp.org.br/noticias/cerrado-queimadas
https://ispn.org.br/biomas/cerrado/berco-das-aguas/
https://goias.gov.br/cerrado-em-pe-vai-remunerar-produtores-que-preservarem-areas-nativas/