2021: expectativas mais otimistas

Tema: Editorial

31 de janeiro de 2021

Dado o “trauma” causado pelo impacto da pandemia em 2020 em nossas vidas e de muitos acharem que o referido ano ainda não terminou, apesar de todos os rituais de passagem que cercaram as festividades de fim de ano, ouso em dizer que já aterrissamos em 2021 e que as expectativas são mais otimistas. Digo isso não apenas por cultivar uma fé inabalável, tendo como base em minha vida o que escreve o Papa Francisco na Encíclica Lumen Fidei: “Urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam também por perder o seu vigor. De fato, a luz da fé possui um caráter singular, sendo capaz de iluminar toda a existência humana” (LF 4). Sublinho esta citação do Papa Francisco não apenas levado por minha fé, mas por já verificar uma pontinha de esperança com o início da vacinação, em que pesem os tristes acontecimentos de Manaus.

Fora isso, para o nosso escritório, 2021 é um ano especial pois completamos 25 anos de existência. Apesar de ainda sermos jovens, acumulamos uma sólida experiência na área, pautada não apenas na competência técnica de nossas equipes, mas sobretudo na oportunidade gerada no atendimento dos nossos clientes, que nos confiaram seus problemas, dúvidas, anseios, expectativas, desejos, e por que não? vidas, para que buscássemos uma solução para suas causas e puséssemos um fim em situações, muitas vezes desagradáveis, propiciando-lhes paz e segurança. 

E nesses 25 anos não poderia deixar de agradecer também à nossa São Paulo, cidade que nos abriga e que neste mês completou 467 anos. 

Obviamente, desafios ainda se impõem para 2021, mas não poderia deixar de verificar com bons olhos o movimento que vem se fazendo em torno da bandeira do ESG, mobilizando empresas dos mais variados setores econômicos para adequarem e prepararem seu capital humano com base nesses pilares. 

Ainda, 2021 nos reserva acontecimentos importantes para a pauta ambiental que certamente terão reflexos em nossa atuação no Direito Ambiental, como a 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) e a  COP 26 – Conferência do Clima, que intentamos acompanhar de perto para poder realizar  análises precisas de seus reflexos na política ambiental do nosso país. 

Como sempre, presto minha solidariedade e sentimento de pesar às famílias que perderam seus amigos e parentes para a covid19, devotando-lhes minhas orações para que alcancem um conforto espiritual.

Édis Milaré 

Compartilhe esta News
error: Conteúdo Protegido !!