Milaré

Os desafios do Agronegócio na era ESG

Compartilhe este post

No programa de hoje (18) no Conexão Milaré, nossa Leading Lawyer @Juliana Flávia Mattei conversou com @Teresa Cristina Vendramini, que é a primeira mulher presidente da @Sociedade Rural Brasileira (SRB), sobre os desafios do agronegócio na era ESG. Teresa destacou que a chegada dela à presidência da SRB, que completou 102 anos, representa a chegada de todas ao mesmo tempo, tendo em vista o crescimento da participação feminina no agronegócio, com mulheres envolvidas em diversas frentes, como a floricultura, bovinocultura, suinocultura, cafeicultura, entre outras.
No Conexão, Teresa discorreu sobre os desafios do setor, ressaltando a importância da segurança jurídica para a continuidade do trabalho do produtor, a regularização fundiária e ambiental, a necessidade de melhorias na conectividade e na inovação tecnológica, assim como em infraestrutura e logística. Ainda destacou pautas que dependem de decisões do STF, como a discussão do marco temporal das terras indígenas, que, de acordo com ela, deveria ter maior envolvimento do agronegócio nas discussões, para que se tenha um entendimento consensual.
Os resultados da COP-26 e as mudanças das metas do Brasil para neutralizar o carbono também foram mencionados por ela, que enfatizou que já existe um envolvimento dos produtores com as pautas de sustentabilidade e ESG. Ainda falou sobre o Código Florestal e sobre a importância dos pequenos agricultores para o país, que têm participação expressiva na produção de alimentos da cesta básica e que necessitam de maiores incentivos.
Enquanto líder de uma entidade de classe, Teresa frisou a importância de se manifestar contra qualquer atividade ilegal, como desmatamento ilegal, madeireiros ilegais, grileiros etc.

Clique aqui e confira a íntegra da entrevista.

#agronegócio #agronegóciobrasileiro #SociedadeRuralBrasileira #produtoresrurais #meioambiente #regularizaçãofundiária #agricultura #pecuária
error: Conteúdo Protegido !!