19_Post_14marco2024
Milaré

UNEA-6: CANA-DE-AÇÚCAR, CIRCULARIDADE E A TRIPLA CRISE

Compartilhe este post

A sessão de número seis da Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA-6) ocorreu de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024 na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em Nairóbi, no Quênia, sob o tema: Ações multilaterais eficazes, inclusivas e sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição. A UNEA-6 adotou uma Declaração Ministerial, duas Decisões (de teor administrativo, uma a respeito da realização da próxima Assembleia e outra prorrogando os prazos dos fundos fiduciários) e 15 resoluções com o objetivo de deter o avanço da crise planetária tripla.

A declaração ministerial da UNEA-6 enfatiza a decisão coletiva de enfrentar a crise planetária tripla das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade e da poluição. Por meio desse documento, os países membros, por meio dos ministros que os representaram, se comprometem a cooperar para soluções eficazes, inclusivas e sustentáveis para o planeta sob um sistema multilateral ambiental revitalizado.
As resoluções abordam uma variedade de temas, como gestão de metais, recursos minerais, produtos químicos e resíduos; assistência ambiental e recuperação em áreas afetadas por conflitos armados; manejo integrado da água para enfrentar o estresse hídrico; estilos de vida sustentáveis; reabilitação de terras e águas degradadas, e muito mais.

Dentre as resoluções, uma é de especial importância para o agronegócio brasileiro, reconhecendo o potencial da agroindústria de cana-de-açúcar para servir como fonte de alimentos, matérias-primas, biomateriais e bioenergia, ao mesmo tempo que oferece oportunidades para mitigação das mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e redução da poluição. Os Estados Membros dotados de agroindústrias de cana-de-açúcar são convidados a integrar às suas estratégias abordagens de economia circular de baixo carbono e resilientes ao clima, assim como a formar parcerias regionais e multilaterais, quando possível, em prol dessas abordagens, promovendo tecnologias mais limpas, prevenindo o desmatamento e aprimorando a capacitação e a troca de informações.

#ONU #economiacircular #agronegocio #etanol #meioambiente #direitoambiental #sustentabilidade #biodiversidade

error: Conteúdo Protegido !!