No dia 28 de fevereiro, em Nairóbi, Quênia, onde fica a sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Abiente – PNUMA, foi lançado o relatório Global Waste Management Outlook (Panorama Global de Gestão de Resíduos) de 2024, intitulado “Além da era do desperdício: transformando lixo em recursos”. O documento destaca a importância do gerenciamento de resíduos no desenvolvimento sustentável e na mitigação das mudanças climáticas, enfocando questões de governança e fornecendo ferramentas para políticas, parcerias e modelos de financiamento. Além de estabelecer Metas Globais de Gerenciamento de Resíduos e um Chamado Global à Ação, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Em sua edição mais recente, o Relatório enfatiza que o mundo gera uma enorme quantidade de resíduos municipais – superando duas bilhões de toneladas anuais. E esta categoria representa apenas um aspecto de uma crise mais ampla que envolve resíduos dos setores agrícola, de construção, industrial e de saúde, entre outros.
O lixo municipal, intimamente ligado aos assentamentos humanos, reflete comportamentos e escolhas individuais, influenciando o consumo de energia e o uso de materiais. Infelizmente, apesar da conscientização e iniciativas globais como a Perspectiva Global de Gerenciamento de Resíduos (GWMO), o progresso tem sido limitado, levando a humanidade a enfrentar condições cada vez piores, com aumento de resíduos, poluição e emissão de gases de efeito estufa.
A urgência de mudar do consumo linear de recursos para práticas sustentáveis de gerenciamento de resíduos é fundamental para garantir um futuro habitável para as gerações que estão por vir. Implementar estratégias de desperdício zero e economia circular não é apenas uma opção, mas uma necessidade para proteger os direitos humanos e o meio ambiente.
Para evitar os custos crescentes e as consequências ambientais dos resíduos, a colaboração entre todas as partes interessadas – público, privado e sociedade civil – é crucial. É imperativo reduzir a complexidade dos resíduos, minimizar vazamentos de poluentes legados no ambiente e prolongar a vida útil dos materiais maximizando seu valor por meio da reciclagem e responsabilidade.
Confira a íntegra do Relatório: https://www.unep.org/resources/global-waste-management-outlook-2024
Referências: https://www.unep.org/ietc/news/story/waste-management-outlooks
https://www.unep.org/resources/report/global-waste-management-outlook