A COP16, a 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), representa uma oportunidade crucial para discutir e coordenar ações globais para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Esta edição, que começa hoje, dia 21, até 1º de novembro em Cali, na Colômbia, tem como foco a implementação do Marco Global da Biodiversidade Kunming-Montreal, firmado na COP15, com o objetivo de interromper e reverter a perda de biodiversidade até 2030.
Entre as principais metas a serem discutidas estão a proteção de 30% das áreas terrestres e marítimas até 2030, o aumento do financiamento para ações de preservação e a promoção do manejo sustentável da agricultura. Além disso, serão destaques questões como a poluição por agrotóxicos e plásticos, a redução do impacto de espécies invasoras e a inclusão de povos indígenas nas decisões ambientais. O evento buscará, ainda, superar lacunas financeiras, com destaque para a meta, acordada na COP15, de US$ 200 bilhões anuais para proteger e restaurar a natureza.
O Brasil, que abriga mais de 15% da biodiversidade global, irá representar um papel significativo na COP16. Com uma agenda voltada para o desenvolvimento sustentável, o país está focado na implementação das metas do Marco Global da Biodiversidade. Durante o evento, o Brasil reforçará seu compromisso com a preservação ambiental, utilizando sua vasta experiência e os recentes avanços na criação de políticas nacionais, como o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa para 2025-2028, que abrange todos os biomas brasileiros.
Para as autoridades ambientais do País, a criação de um mecanismo multilateral para o sequenciamento genético digital será um dos grandes temas da COP16. Este mecanismo visa a garantir que o uso de códigos genéticos gere benefícios para os países em desenvolvimento por meio de um fundo global, que poderá fornecer recursos para ações de conservação, especialmente nas regiões com maior diversidade biológica.
#COP16 #biodiversidade #protecaoambiental #restauracaoflorestal #florestas #meioambiente #direitoambiental
Referências:
https://capitalreset.uol.com.br/biodiversidade/cop16-da-biodiversidade-o-que-e-e-por-que-importa/
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202410/cop-16-brasil-reforca-compromisso-com-meio-ambiente-e-apresenta-estrategias-para-conservacao-da-biodiversidade-global
https://infoamazonia.org/2024/10/15/cop16-o-que-esta-em-jogo-na-cupula-de-biodiversidade-da-onu/
https://www.cbd.int/cop
https://www.cbd.int/conferences/2024