O cerrado é um ecossistema único, encontrado na região central do Brasil e que representa uma das pedras fundamentais do patrimônio ambiental do País. Abrangendo vastas áreas – quase ¼ do território nacional – das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, abriga uma variedade ímpar de espécies vegetais e animais, muitas delas inexistentes em qualquer outro lugar. Composto principalmente por savanas, mas também por campos e florestas sazonais e de galeria, é essencial para a manutenção da biodiversidade e por serviços ecossistêmicos que beneficiam muito mais do que as comunidades locais – o bioma é fonte de água para áreas que vão muito além de seus limites, abrigando nascentes que alimentam as principais bacias hidrográficas brasileiras – não é à toa que o cerrado é por vezes chamado de “berço das águas”.
A importância do bioma, contudo, não impede que ele se encontre severamente ameaçado. Aliás, enquanto a Amazônia pela primeira vez em anos apresentou em 2023 queda das taxas de desmatamento, a destruição do cerrado ganhou ímpeto, crescendo mais de 16% entre agosto de 2022 e julho de 2023 em relação ao ciclo anterior. A devastação, impulsionada por atividades desordenadas no campo, resultou em perda e fragmentação de áreas vegetadas. Outras fontes de risco para o cerrado são o estabelecimento de espécies invasoras e as mudanças climáticas, que alteram o regime hídrico e elevam a temperatura, levando a condições ambientais que podem fugir às que as espécies endêmicas exigem.
A preservação do cerrado, que talvez hoje seja o mais ameaçado bioma do Brasil, exige ação incisiva e imediata, abrangendo medidas robustas de conservação, práticas sustentáveis de uso da terra e campanhas de conscientização.
#cerrado #dianacionaldocerrado #protecaoambiental #biomasbrasileiros #direitoambiental #meioambiente