O Fórum Econômico Mundial lançou em janeiro um white paper chamado ” Carbon Dioxide Removal: Best-Practice Guidelines “, que examina as novas tecnologias de remoção de dióxido de carbono (CDR, do inglês “carbon dioxide removal”) e explica porque é essencial apoiá-las. O documento orienta os compradores sobre como entrar nesse mercado, tendo em vista a necessidade premente de alavancar as tecnologias associadas ao procedimento como forma de reduzir a quantidade avassaladora de emissões liberadas pela humanidade.
O white paper aborda a importância da CDR para alcançar o objetivo do Acordo de Paris, fornece uma visão geral abrangente das tecnologias existentes e responde a perguntas importantes que os compradores estão trazendo à tona, como por que deveriam se envolver agora em vez de esperar para ver se os preços vão diminuir. Mais importante ainda, explica aos compradores como acessar o mercado incipiente e quais perguntas precisam ser respondidas antes disso. Seu objetivo é orientar profissionais de sustentabilidade que estão no processo de adicionar a CDR à estratégia climática de suas empresas.
O documento defende particularmente as soluções de CDR tecnológico e busca diminuir as barreiras de entrada para o mercado de remoção. Além disso, compartilha lições aprendidas pelos membros da Coalizão dos First Movers do Fórum Econômico Mundial – uma iniciativa lançada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em novembro de 2021, para que os membros aproveitem seu poder de compra para avançar nas tecnologias climáticas mais críticas e emergentes.
O relatório propõe que cada empresa assuma o próprio compromisso com o setor de CDR. Às vezes, isso requer um maior apetite ao risco; no entanto, entrar no setor agora e comprar remoções de carbono é um passo necessário para que toda a indústria alcance a escala de gigatoneladas necessária para reduzir significativamente as emissões globais.
Fonte: https://www.weforum.org/publications/carbon-dioxide-removal-best-practice-guidelines/
Link da publicação: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Carbon_Dioxide_Removal_Best_Practice_Guidelines_2023.pdf
#netzero #ESG #meioambiente #direitoambiental #empresas #negociosverdes #economiaverde #financasverdes #mercadodecarbono #MilareAdvogados #EscolaMilare