49_Post_11julho2024
Milaré

Novo Estudo do IBGE Define Bioma Predominante em Municípios Brasileiros para Fins Estatísticos

Compartilhe este post

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, no último dia 28 de junho, a publicação “Bioma predominante por município para fins estatísticos”, um estudo que estabelece a predominância de biomas em cada município do país. Este estudo define um critério essencial para a agregação de dados municipais por bioma em futuras pesquisas, especialmente relevante para os chamados municípios interbiomas, que são aqueles que apresentam mais de um bioma. De acordo com o órgão, o estudo “não tem efeito sobre a definição legal dos biomas correspondentes a cada município, o que significa que não há nenhum tipo de alteração em limites tanto de biomas quanto de municípios.”
Os municípios interbiomas serão classificados conforme o bioma que representa a maior porcentagem de sua área territorial. Essa decisão foi tomada após extensas discussões entre os pesquisadores, que optaram pelo critério de maior área por ser mais simples, aderente à variedade de temas trabalhados pelo IBGE e de fácil compreensão para os usuários.
A Mata Atlântica é o bioma predominante na maioria dos municípios brasileiros, abrangendo 2.741 municípios, ou seja, 49,2% do total. Em seguida, vêm a Caatinga (1.095 municípios), o Cerrado (1.062), a Amazônia (503), o Pampa (162) e o Pantanal, que predomina em apenas nove municípios. Apesar de a Amazônia ser o bioma com a maior área no território nacional, é a Mata Atlântica – em virtude da urbanização da região em que ocorre – que predomina no maior número de municípios.
A publicação revela que 963 municípios brasileiros (cerca de 17% do total) são considerados interbiomas, a maioria deles localizada em São Paulo. Apenas quatro municípios estão inseridos em três biomas: Piripá (BA), Tremedal (BA), São João do Paraíso (MG) e Cáceres (MT).
A classificação pode contribuir significativamente para a divulgação de estatísticas e indicadores em diversas áreas temáticas, incluindo aspectos socioeconômicos e ambientais. A identificação do bioma predominante pode ser particularmente útil para a percepção de fenômenos geográficos, uma vez que os biomas são definidos por características naturais e não por agregados de municípios.

Confira o estudo no link:
https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102097

Referências:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/40519-ibge-define-bioma-predominante-em-cada-municipio-brasileiro-para-fins-estatisticos
https://oeco.org.br/salada-verde/predominancia-do-bioma-no-municipio-e-tema-de-nova-publicacao-do-ibge/
https://diariodovale.com.br/tempo-real/ibge-publica-lista-de-biomas-em-cada-municipio-brasileiro/

#biomas #biomasbrasileiros #areasnaturais #matatlantica #amazonia #pantanal #caatinga #cerrado #pampa #meioambiente

error: Conteúdo Protegido !!