48_Post_03julho2024_2
Milaré

PNUD DIVULGA PESQUISA GLOBAL SOBRE O CLIMA 2024

Compartilhe este post

A Pesquisa Global sobre o Clima (“Peoples’ Climate Vote”) é a maior pesquisa de opinião pública independente sobre a mudança climática.

Lançada em 2021 pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em colaboração com a Universidade de Oxford, a iniciativa tem como objetivo oferecer uma plataforma para que as pessoas expressem suas preocupações e necessidades sobre as mudanças climáticas aos líderes mundiais. Os 15 questionamentos inéditos abordaram questões como o impacto das mudanças climáticas sobre a rotina das pessoas, suas impressões sobre as ações climáticas em seus países e o que desejam que o mundo faça a respeito. Esta segunda edição da pesquisa cobriu 77 países que representam 87% da população mundial. A amostragem foi aleatória e procurou reproduzir, na medida do possível, as características demográficas dos diversos países envolvidos.

Os resultados da pesquisa revelaram um consenso impressionante. Globalmente, 80% das pessoas querem que seus governos tomem ações mais fortes contra a crise climática. Além disso, 86% desejam que seus países superem as diferenças geopolíticas e colaborem na luta contra as mudanças climáticas. Esse desejo por ação e cooperação é particularmente significativo no atual contexto de aumento de conflitos internacionais e tensões.

A pesquisa também indicou que 72% das pessoas são favoráveis a uma rápida transição dos combustíveis fósseis. Isso inclui grandes produtores de petróleo, carvão e gás, com apoio que varia de 89% na Nigéria a 54% nos Estados Unidos. Apenas 7% das pessoas globalmente acreditam que seus países não deveriam realizar essa transição.

DESTAQUES DOS RESULTADOS PARA O BRASIL:
De maneira geral, os entrevistados brasileiros se mostraram mais preocupados com questões climáticas do que a média mundial. Dos 901 entrevistados, 76% estavam mais preocupados com as mudanças climáticas do que no ano anterior (53% no mundo); 51% pensavam diariamente nas mudanças climáticas (32% no mundo); 70% consideraram que suas comunidades foram mais afetados por eventos climáticos extremos do que no ano anterior (43% no mundo); 81% acreditavam que o próprio país deveria substituir fontes de energia fósseis por renováveis rapidamente ou muito rapidamente (72% no mundo); 90% acreditavam que seu país deveria proporcionar maior proteção a pessoas vulneráveis contra eventos climáticos extremos (78% no mundo); e 93% consideravam que as escolas do país deveriam se dedicar mais ao tema das mudanças climáticas (80% no mundo). Por fim, 60% dos entrevistados brasileiros afirmaram que o país lida mal ou muito mal com as mudanças climáticas (25% no mundo) e 85% disseram que o país deveria reforçar seus compromissos climáticos (80% no mundo)

REFERÊNCIAS:
https://www.undp.org/publications/peoples-climate-vote-2024
https://www.undp.org/press-releases/80-percent-people-globally-want-stronger-climate-action-governments-according-un-development-programme-survey
https://www.undp.org/sites/g/files/zskgke326/files/2024-06/undp-oxford-peoples-climate-vote-2024.pdf
https://esgmena.com/2024/06/26/undp-the-peoples-climate-vote-2024-reports/

#clima #climate #mudancasclimaticas #netzero #direitoambiental #meioambiente #sustentabilidade #florestas #protecaoambiental

error: Conteúdo Protegido !!