Amanhã, dia 19, a partir das 10 horas, o nosso sócio Édis Milaré fará a moderação do Webinar “Os três anos do marco atualizado do saneamento ambiental e sua atual conformação técnico-jurídica”, evento promovido em parceria com o Portal Migalhas, que contará com a participação de Alceu Guérios Bittencourt (Presidente Nacional da ABES); Amauri Pollachi (Conselheiro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento -ONDAS); Consuelo Yoshida (Desembargadora Federal da TRF-3ª. Região e Professora da PUC/SP); Fernando Marcato (Professor da FGV Direito SP e Mestre em Direito Público Comparado pela Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne); Luana Siewert Pretto (Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil); Odete Medauar (Professora Titular de Direito Administrativo da USP); Percy Soares Neto (Diretor executivo da ABCON SINDCON – Associação e Sindicato das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto); e Sérgio Antônio Gonçalves (Secretário Executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE).
A transmissão será na TV Migalhas: https://www.youtube.com/watch?v=GOgB2GJ0VJU&ab_channel=Migalhas
Moderação
Édis Milaré – Advogado, consultor ambiental e professor de Direito Ambiental. Doutor e mestre em Direitos Difusos e Coletivos, concentração em Direito Ambiental, pela PUC/SP. Sócio do Milaré Advogados.
Participantes
Alceu Guérios Bittencourt – presidente nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Amauri Pollachi – Conselheiro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS) e da Engenharia pela Democracia (EngD), diretor da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp. Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC e graduado em Engenharia e História pela USP. Pesquisador na UFABC.
Consuelo Yoshida. Desembargadora Federal (TRF-3ª. Região). Professora do Departamento de Direitos Difusos e das Relações Internacionais da Faculdade de Direito e do Núcleo de Pesquisa em Direitos Difusos e Coletivos do Programa de Estudos Pós-graduados em Direito (PUC/SP). Coordenadora da Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC/COGEAE/SP). Doutora e Mestre pela PUC/SP.
Fernando Marcato. Professor da FGV Direito SP. Mestre em Direito Público Comparado pela Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne. Foi Secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (2020-2023) e Secretário Executivo de Novos Negócios na Sabesp.
Luana Siewert Pretto. Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil. Engenheira Civil (UFSC), com mestrado na área de Análise Multicritério (UFSC) e pós-graduada em Gestão de Projetos (FGV). Atuou na concessionária estadual de saneamento básico de Santa Catarina (CASAN), como diretora de Relações Institucionais e Governamentais da ASFAMAS (Fabricantes de Materiais para Saneamento) e como presidente da Empresa Pública municipal de saneamento básico Companhia Águas de Joinville.
Odete Medauar.Professora Titular de Direito Administrativo da USP.
Percy Soares Neto. Diretor executivo da ABCON SINDCON – Associação e Sindicato das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. Especialista em Economia do Meio Ambiente na Universidade de Alcalá de Henares, mestrado no PPGA-UFRGS e estágio doutoral no Centro Internacional de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento – CIRED/CNRS (França). Foi coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria, pela CNI – Confederação Nacional da Indústria. Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente e no Comitê de Gerenciamento do Lago Guaíba. Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018 com apoio da ArcelorMittal.
Sérgio Antônio Gonçalves.Secretário Executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE. Engenheiro Civil, Bacharel em Química, Mestre em Saúde Pública na área de estudo de gestão e regulação dos serviços públicos de saneamento. Atua no setor de saneamento há 34 anos.