Milaré

Dia da Onça-Pintada

Compartilhe este post

Hoje, 29 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Onça-Pintada, considerado o maior felino das Américas e símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade. A data foi criada em 2018 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para promover ações sobre a importância ecológica da espécie.  

De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), vinculado ao ICMBio, “estimativas indicam que 50% da população total de onças-pintadas do mundo estão no Brasil, entretanto a destruição do habitat aliada à caça predatória faz com que a espécie esteja vulnerável à extinção. São encontradas em diversos biomas brasileiros: Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

Recentemente, em setembro, após décadas sem relatos de aparecimento da espécie na Serra da Concórdia, área de mata atlântica no Rio de Janeiro, foram divulgadas imagens de uma onça-pintada naquela região. O feito surpreendeu pesquisadores pelo histórico de ameaças à espécie no bioma Mata Atlântica. 

Fontes: https://abihrj.com.br/noticias/onca-pintada-e-flagrada-no-sul-do-rj-apos-decadas-registro-surpreende-pesquisadores; MMA; ICMBio.

error: Conteúdo Protegido !!