Por meio do nosso fundador, Édis Milaré, considerado o mais importante doutrinador do Direito Ambiental no Brasil, são lançados periodicamente no mercado jurídico um significativo número de artigos científicos.

Dia da Sobrecarga da Terra ─ Earth Overshoot Day | Planeta esgota hoje (29 de julho) todos seus recursos naturais para o ano 2019

Há muito, em todos os eventos no qual participa e em suas publicações, nosso sócio Édis Milaré vem alertando que “até 2030 precisaremos de uma capacidade produtiva equivalente a dois planetas para satisfazer os níveis atuais da nossa demanda. Pior: se todos os habitantes da Terra passassem a buscar o mesmo estilo de vida dos que vivem hoje no Kwait, no Catar, na Dinamarca, nos Estados Unidos ou nos Emirados Árabes, p.ex., seriam necessários os recursos de 4,5 planetas como o nosso. Assim, segundo ele, “a conta ecológica não fecha!”

E o dia de hoje, 29 de julho, evidencia a visão de nosso líder, uma vez que é nesta data que se encerra o estoque de recursos naturais calculado para o ano para toda a humanidade, de acordo com a Global Footprint Network, organização internacional de pesquisa. Isso equivale a dizer que a humanidade vem utilizando a natureza muito mais rapidamente do que sua capacidade de regeneração.


A Global Footprint Network calcula o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day)  todos os anos usando o cálculo de Pegada Ecológica, que é um indicador criado pelo canadense Willian Rees no início dos anos 1990 e que vem sendo amplamente difundido pela ONG WWF desde a Conferência de Joanesburgo, em 2002. “ (…) Trata-se de um indicador de pressão exercido sobre o meio ambiente. A pegada ecológica mede a carga que determinada sociedade impõe à natureza. Essa carga é definida como ´a superfície terrestre e aquática biologicamente produtiva necessária à produção dos recursos consumidos e à assimilação dos resíduos produzidos por essa população, independentemente da localização dessa superfície`. É um indicador estatístico que permite avaliar a carga ecológica de uma atividade industrial, de um modo de vida. O WWF define como unidade de medida da pegada ecológica o hectare global. (Dicionário do meio ambiente. VEYRET, Yvette (Org.); BAGNO, Marcos (Trad.). São Paulo: Ed. Senac, 2012.p.251.”

error: Conteúdo Protegido !!