21_Post_22marco2024
Milaré

Dia Mundial da Água: Desafios e dados sobre o Brasil e o contexto global

Compartilhe este post

Neste dia 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água, uma data estabelecida para aumentar a conscientização sobre a importância desse recurso vital e promover ações para sua gestão sustentável. Desde sua recomendação pela ONU durante a Rio-92, essa celebração tem destacado questões críticas relacionadas à água. Para este ano, o tema escolhido pela ONU é “Água para a paz”, incentivando a reflexão sobre como a água pode ser tanto um fator de união quanto de conflitos. É um chamado para reconhecer como a escassez ou poluição da água podem agravar tensões entre comunidades e países. É essencial refletir sobre essas questões e agir coletivamente para garantir o acesso universal à água limpa e segura.

No Brasil, 84,9% da população é atendida com água tratada, mas, ainda assim, mais de 33 milhões de pessoas ainda carecem de acesso a esse serviço básico – com enormes disparidades regionais e demográficas no que se refere a ele. O brasileiro médio consome 148,2 litros de água por dia (acima do mínimo recomendado pela OMS), mas, novamente, com variações regionais importantes e destaque negativo para o Norte e o Nordeste, onde o consumo não atinge esse piso. 

Globalmente, a situação da água é ainda mais preocupante. Mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países com estresse hídrico, enquanto cerca de 4 bilhões enfrentam escassez física de água. Além disso, 1,6 bilhão de pessoas sofrem com a escassez econômica de água devido à falta de infraestrutura adequada. 

As projeções indicam um déficit hídrico global de 40% até 2030, se não houver mudanças significativas. O tratamento inadequado das águas residuais é uma grande preocupação, com 80% sendo lançadas no meio ambiente sem tratamento. A falta de acesso à água potável e saneamento básico está ligada a sérios problemas de saúde, incluindo mortes por diarreia e desnutrição. Enfrentar esses desafios exigirá investimentos substanciais em infraestrutura hídrica e saneamento, estimados em até US$ 1,5 trilhão por ano até 2030. 

#agua #recursoshidricos #saneamentobasico #protecaoambiental #meioambiente #direitoambiental #legislacaoambiental #MilareAdvogados #Escola Milare #diamundialdagua #paz #desenvolvimentosustentavel #ODS6

Referências:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102001_informativo.pdf
https://www.nationalgeographic.pt/meio-ambiente/dia-mundial-agua-2024-quando-e-porque-e-celebrado_4840
https://tratabrasil.org.br/principais-estatisticas/agua/
https://tratabrasil.org.br/principais-estatisticas/agua-no-mundo/

error: Conteúdo Protegido !!