01_editorial_DEZ22_1
Milaré

EDITORIAL

Compartilhe este post

Nada melhor do que encerrar 2022 em uma celebração. Foi o que fizemos na última semana, quando – depois de quase três anos de impedimento – nos reunimos para a confraternização do time Milaré, com a presença de todos os nossos craques. Como nos velhos tempos, refletimos sobre a nossa performance durante o ano, relembramos o legado daqueles que, infelizmente, já não se encontram entre nós e comemoramos todas as nossas conquistas, especialmente o fato de estarmos juntos novamente e com saúde.

Na campanha deste ano, promovemos arranjos internos da posição de alguns de nossos craques, com o objetivo de aprimorar nossa atuação em campo e obter resultados ainda melhores, mantendo, dessa forma, a excelência técnica e jurídica que identifica o nosso trabalho. Também reforçamos o time com a entrada de novos integrantes, profissionais jovens e talentosos com potencial para se transformarem, em pouco tempo, nas próximas estrelas do Direito Ambiental.

Assim, com um time diverso, que alia o frescor da juventude à solidez dos nossos profissionais mais antigos e experientes, nosso time está mais do que preparado para a próxima temporada, a de 2023, que deverá ser bastante intensa e desafiadora para a advocacia ambiental.

Com as mudanças que irão ocorrer em todas as esferas do Executivo e do Legislativo depois do pleito eleitoral e a importância crescente do meio ambiente como tema transversal no campo da política pública, além das pautas urgentes para o setor que ficaram represadas e/ou não avançaram (como, por exemplo, o Marco do Licenciamento Ambiental, a continuidade da regulação das eólicas offshore, a efetividade de um mercado regulado de carbono), outras demandas irão surgir no próximo ano certamente irão incrementar a agenda ambiental do país.

Em complemento a isso está a pauta ESG, que permanecerá em alta e exigirá das empresas, cada vez mais, medidas focadas na sustentabilidade, em ações sociais e nas melhores práticas de governança. Apenas para reforçar a importância do tema, um levantamento do Google Trends apontou que as pesquisas sobre esse assunto cresceram 1.200% nos últimos dois anos.

A agenda ambiental internacional deste ano foi também muito agitada, com avanços em algumas áreas e retrocessos em outras. Para compreender tudo o que se passou no contexto externo – diretrizes, decisões, recomendações e acordos estabelecidos – e como isso se relaciona com nosso país, a Leading Lawyer Flavia Rocha Loures, responsável pela área de Direito Ambiental Internacional e Comparado, preparou para esta edição um extenso artigo no qual apresenta um resumo dos principais eventos.

Não foi desta vez que conquistamos o Hexa, mas, como bons e empolgados torcedores que somos, continuaremos a perseguir o sonho do título. Em alusão ao que diz um trecho da música “Clube da Esquina 2”, do músico e compositor Lô Borges,  “os sonhos não envelhecem…”.

Por fim, nossos sinceros agradecimentos aos nossos clientes, parceiros e amigos, que compartilharam conosco momentos importantes ao longo do ano, e às nossas equipes técnicas, jurídicas e administrativas, que se dedicaram intensamente para que pudéssemos desenvolver com êxito todas as demandas.

Nossos votos de um Natal de Paz e um Ano Novo marcado pelo espírito de Fraternidade.

Édis Milaré e Lucas Tamer Milaré

error: Conteúdo Protegido !!