10_Post_07fevereiro2024
Milaré

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que os brasileiros têm apresentado engajamento crescente com práticas sustentáveis

Compartilhe este post

Uma recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que os brasileiros têm apresentado engajamento crescente com práticas sustentáveis. Os dados levantados demonstram um aumento significativo na adoção de hábitos sustentáveis, que atingiu 81% no ano passado contra 74% em 2022, refletindo uma mudança positiva na mentalidade e no comportamento dos brasileiros em relação à conservação do meio ambiente.

Em 2023, 90% dos entrevistados procuraram evitar o desperdício de água e 89% mencionaram evitar o desperdício de energia. Além disso, 78% reduziram a produção de lixo e 65% o separaram para reciclagem. Esses números indicam um comprometimento crescente com práticas que visam a preservação dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental.

Apesar desses avanços, ainda existem desafios a serem superados. Por exemplo, 62% dos entrevistados relatam dificuldade para encontrar produtos sustentáveis nas lojas. Em outra frente, 45% não verificam se os produtos que adquirem foram produzidos de forma ambientalmente sustentável. Outra barreira significativa que a amostragem apontou foi o preço mais elevado de produtos orgânicos e que preservam o bem-estar animal, com 32% dos entrevistados declarando que só compram alimentos orgânicos se o preço for igual ao dos não orgânicos, enquanto 33% optam por produtos que preservam o bem-estar animal apenas se o preço for o mesmo.

No que diz respeito à reciclagem, o estudo identifica variações de comportamento entre os que a praticam. Moradores de cidades do interior, pessoas mais velhas e com menor escolaridade são os mais propensos a separar o lixo para reciclagem. Por outro lado, variações regionais significativas desse comportamento (indo de 57% no Sudeste a 32% no Norte/Centro-Oeste) dão ênfase à importância de estratégias de conscientização e educação ambiental adaptadas a diferentes contextos.

Esses desafios ressaltam a importância de iniciativas governamentais, da sociedade civil e do setor produtivo para promover a conscientização e facilitar a adoção de comportamentos mais sustentáveis e fazer deles parte da rotina de todos.

Confira a pesquisa na íntegra: https://static.portaldaindustria.com.br/portaldaindustria/noticias/media/filer_public/95/56/955642d6-0aac-4391-a9f1-1281ca20d08f/pesquisa_cni_sustentabilidade__opiniao_publica.pdf

#sustentabilidade #meioambiente #direitodoambiente #consumosustentavel #economiacircular #CNI #industria #reciclagem #residuosolidos

error: Conteúdo Protegido !!